Victoria Grigolon's profile

Brand Equity - Copywrite

Brand Equity
por: Victoria G. Santos

Uma vez inserido no mercado competitivo, compreender o valor da sua marca e como calculá-la é fundamental, pois é através deste que você conseguirá formular melhores ajustes para aumentar a rentabilidade de sua empresa.

Ao adentrarmos o universo do Marketing, o conceito primordial a ser tratado é o de Branding, que por sua vez é tudo o que abrange uma marca. E um dos pontos mais importantes de se atentar, tratando-se deste nicho no Marketing, é o de Brand Equity, o valor da marca.

Através da avaliação de valor da marca de uma empresa é possível compreender seu poder de mercado, como o público a recebe e seu grau de aceitação. E, através destes dados, pode-se ter informações maiores sobre a rentabilidade adquirida através desta marca e a repercussão desta.

Se você quer saber como avaliar o valor de sua marca e como você pode melhorá-la, siga com a leitura que explicaremos tudo!


Afinal, o que é o valor de marca?

Valor de marca, ou Brand Equity, é um aglomerado de associações sobre a marca que permitem que a empresa por trás desta cresça, de acordo com seu período de mercado e as recepções do público frente a esta e a sensação que irá causar no público.

Muito deve-se também ao valor da empresa, como se expressa e sua reputação. Quanto mais forte a imagem da empresa, maior será seu Brand Equity.

Por meio do cálculo desse valor, conseguimos determinar o prestígio de uma marca dentro do mercado em que se insere. Quem irá ditar o crédito de uma empresa frente ao público, é o seu valor econômico, que dialoga diretamente em como o público a consome, como enxergam esta.


Qual a importância da avaliação econômica de uma marca?

Muitas pessoas, por terem dúvidas sobre o assunto ou não compreenderem como avaliar um ativo intangível (que não é diretamente monetário), como a marca, acabam perdendo a oportunidade de fazer com que sua empresa cresça.

A avaliação econômica de uma marca será a responsável a dar orientação para a empresa, trazendo vantagens competitivas e auxílio para a compreensão de como seus possíveis clientes irão reagir frente a marca e o que fará com que estes optem por escolher seu produto, não o de seu concorrente.

O valor inicial de uma marca é seu custo de aquisição, somente por meio do tempo de mercado é possível avaliar se sua marca está valendo mais ou menos. Sabendo economicamente seu valor, é até mesmo possível vender sua marca, penhorá-la ou aumentar o patrimônio líquido de sua empresa.


Como calcular o valor da marca?

Há diversos métodos para o cálculo do valor da marca. Um deles se dá através da árdua análise de variáveis qualitativas e quantitativas, onde uma irá averiguar a presença desta no mercado e as respostas obtidas através deste, e outra visará a análise dos ativos financeiros recebidos pela marca.

Outros dois métodos, que partem da análise do EVA (Economic Value Added) de uma empresa, são conhecidas como Metodologia Interbrand e Metodologia Brand-Finance.

A metodologia a ser escolhida para o cálculo de valor deverá ser aplicada de acordo com a necessidade da marca a ser analisada. Abaixo, explicaremos alguns métodos de cálculos que podem ser utilizados.


Fluxo de caixa descontado 

Fluxo de caixa descontado (FCD), é um método utilizado para identificar o valor mercadológico de uma empresa, realizando um cálculo das projeções futuras do fluxo de caixa desta empresa. 

No mercado investidor, este método é muito utilizado pois além de trazer o valor de uma companhia, também indica o potencial lucrativo desta para investimento.

Para o cálculo deste fluxo, é necessário ter:
Uma estimativa de fluxo de caixa: analisado dentro de uma janela temporal o montante que entra e sai em uma empresa;
 taxa de desconto: são os custos de capital, tudo o que a empresa gasta para investir e adquirir mais capital;
Cálculo do valor residual.

Aplicados na fórmula para o cálculo deste fluxo, temos:
Fluxo de Caixa Descontado = faturamento futuro do período considerado / (1 + taxa de desconto da empresa) elevado a quantidade de tempo que está sendo analisada

Fluxo de caixa livre

O Fluxo de Caixa Livre (FCL), nada mais é do que a quantidade monetária restante em caixa após a empresa findar todos os gastos necessários.

Para o cálculo deste, precisamos de:
Valor do Fluxo de Caixa Operacional (FCO): composição do lucro líquido com a despesas não monetárias e a variação do giro líquido dessas despesas 
Despesas de capital (CAPEX): custos para a melhoria de um produto ou serviço

Aplicando na fórmula para o cálculo de FCL:
Fluxo de Caixa Livre = Valor do Fluxo de Caixa Operacional - Despesas de capital


Perspectiva de equidade de marca

A perspectiva de equidade de uma marca provém do consumo desta. Por meio de seus resultados financeiros obtidos, juntamente da resposta dos clientes (se será positiva ou negativa) frente ao lançamento e desenvolvimento da marca, é possível prever parte do valor do objeto analisado.
Desenvolvimento de texto (Copywriting) sobre Brand Equity
Brand Equity - Copywrite
Published:

Owner

Brand Equity - Copywrite

Published:

Creative Fields